Coisas que você deveria saber sobre ser um vendedor de produtos!

Há milhares de livros e cursos de treinamento “como vender” disponíveis em todo o mundo. No entanto, tudo o que você precisa saber sobre a venda se resume realmente às seguintes regras simples:

1. Especialize-se em vender uma coisa.

A noção de que um grande vendedor pode vender qualquer coisa a qualquer pessoa é tão estúpida quanto a ideia de que um músico virtuoso pode tocar qualquer instrumento. Quanto mais você se especializar em termos de produto, serviço e indústria, mais chances você terá de vender com sucesso.

2. Venha conhecer as suas vendas.

Quando você está vendendo, a última coisa que você quer ou precisa é uma enorme lista de leads de vendas. Você só quer gastar tempo com prospectos que provavelmente irão comprar. Portanto, quanto mais apertada for sua lista de alvos, mais provavelmente você encontrará alguém que esteja realmente interessado.

3. Faça sua pesquisa primeiro.

Nunca, nunca, nunca entre em contato com um potencial cliente antes de verificar o perfil da pessoa no LinkedIn, pesquisar sua empresa e indústria e encontrar pelo menos uma boa razão para que o potencial cliente fale com você, hoje.

4. Entre em uma conversa.

Seu objetivo inicial não é vender, mas entrar em uma conversa para descobrir se o potencial cliente é um potencial cliente. Portanto, um argumento de venda – seja falado, escrito, filmado, ou o que for – não é apenas uma perda de tempo; na verdade, está impedindo que uma venda ocorra.

5. Seja uma pessoa, não um vendedor.

Não há absolutamente nada de errado em vender para ganhar a vida ou ter que vender para que você ou sua empresa tenham sucesso. Entretanto, a maioria das pessoas não gosta de qualquer comportamento que cheire a oportunismo. Seja você mesmo, não um clone de vendas.

6. Qualifique a perspectiva rapidamente.

Quando você entra nessa conversa, seu objetivo é descobrir se esse potencial cliente precisa do que está oferecendo e do dinheiro para comprá-lo. Caso contrário, elimine esse potencial cliente em potencial de sua lista. Não perca seu tempo ou o do potencial cliente em potencial.

7. Concentre-se no cliente do cliente.

Quando você estiver avaliando as necessidades, o mais importante é sempre o que os clientes em potencial precisam de seu potencial cliente para serem bem sucedidos. Seu trabalho é ajudar o cliente em potencial a atender a essas necessidades. Suas próprias necessidades, é claro, são totalmente irrelevantes.

8. Adaptar-se ao processo de compra.

Vender não é algo que você faz a um cliente. É algo que você faz para um cliente. Isto significa entender como o cliente compra o tipo de coisa que você está vendendo e fornecer assistência conforme necessário para que a compra aconteça.

9. Para vender você deve ser confiante.

Quando você tem o que você espera ser um cliente potencial de boa fé, é difícil arriscar ouvir um não que destrói seu sonho de uma grande venda. Entretanto, se você não pedir o negócio, ou esperar muito tempo para pedi-lo, você vai perder a venda de qualquer maneira.

10. Construa relacionamentos de longo prazo.

A única maneira de facilitar a venda é construir sua agenda, não apenas de contatos, mas de pessoas que você pessoalmente ajudou a ter mais sucesso. Eventualmente, você não precisará mais vender porque seus amigos farão sua venda por você.

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